Vida Profissional

O peso da Unicamp no currículo e a inserção no mercado

A Unicamp fez parte da minha vida, e muito do que eu sou hoje foi moldado pela universidade. A Unicamp me desenvolveu como pessoa, hoje sou um profissional que carrega "Unicamp" no CV e isso, querendo ou não, tem um peso imenso. Só tenho que dizer que tenho saudades dessa época.

Léo

A Unicamp foi um diferencial na minha carreira profissional. Eu me formei em Engenharia Química, e mesmo tendo optado por não seguir na área, o fato de ter me graduado em uma Instituição Pública referência me abriu muitas oportunidades no mercado de trabalho. E senti que isso foi muito valorizado pelos recrutadores. Um dos pontos fortes da Unicamp foi a possibilidade de atividades extra-curriculares, o que enriqueceu demais a minha formação como pessoa e profissional. E participei de grupos estudantis como o Núcleo das Empresas Juniores da UNICAMP e da organização do UPA, e sem dúvida aprendi muito com todos os envolvidos, funcionários ou não da UNICAMP. Além disso, fiz pesquisa na Universidade durante 3 anos com Bolsa FAPESP e só tenho elogios a toda estrutura da Faculdade, no caso a Faculdade de Engenharia Mecânica. Agradeço à oportunidade de ter estudado em uma Escola de referência.

Camila

Tenho 3 graduações na Unicamp, pois sou engenheiro mecânico, bacharel em Educação Física e licenciado em Educação Física. A Unicamp foi fundamental na minha formação enquanto profissional e pessoal, e também a grande responsável pela minha família, já que conheci minha esposa lá. Espero que meus dois filhos estudem e possam ter a mesma educação que eu tive nesta grande Universidade.

Milton

Fiz graduação e mestrado em história. Mas a vida me levou para o jornalismo e, desde 1998, para o jornalismo de educação. Me considero uma profissional realizada, feliz, bem-sucedida. Mas, certamente, sem a Unicamp, sem tudo o que aprendi no curso, vivi na universidade, sem toda a experiência em pesquisa eu nunca teria me tornado a jornalista que sou. Me lembro de, no começo da carreira, usar as técnicas de pesquisa em história para realizar entrevistas e apurar matérias. Sem contar a capacidade de entendimento de mundo, fundamental para o bom exercício do jornalismo. Mais do que uma boa profissional, a Unicamp me tornou uma pessoa melhor, uma cidadã. Eterna gratidão por isso!

Marta

Fiz minha graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Química da Unicamp e trabalho no CPQBA da Universidade. Devo toda minha formação profissional à Universidade, e através de meu trabalho, posso contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Adilson

Fiz graduação na Unicamp e depois de mais de 20 anos de formada, decidi fazer mestrado. Minha escolha pelo mestrado na Unicamp se deve ao carinho e respeito que tenho pela universidade e pelo orgulho de estudar numa instituição de renome e que já abriu ótimas oportunidades no mercado.

Selma

A Unicamp está presente na minha vida há muito tempo! Tive a oportunidade de estudar em um curso técnico oferecido pelo Cotil, após ingressei na universidade para fazer minha graduação e também tive a oportunidade de trabalhar como funcionária Funcamp na área do técnico. A Unicamp abriu muitas portas na minha vida e me tornou uma profissional qualificada com uma enorme bagagem.

Aline

Eu estudei técnico em Alimentos no Cotuca, fiz Graduação em Engenharia de alimentos na Unicamp e hoje faço curso de extensão na Extecamp. A instituição com certeza me ajudou em uma guinada na minha vida pessoal e profissional e me proporcionou uma base sólida para construção da minha carreira.

Priscila Coutinho

Sou formado em engenharia na Unicamp e tudo que conquistei profissionalmente foi em função desta sólida formação. Não apenas o conhecimento técnico, mas também as experiencias fora das classes me tornaram preparados para qualquer desafio.

Hermano

Cursei a graduação e o mestrado na Unicamp. Tive uma formação sólida, com ótimo embasamento teórico e excelentes professores. Na vida profissional, trago a postura de pesquisadora, que busca o conhecimento, que investiga, que levanta hipóteses e busca soluções.

Silvia

Estudei Ciência da Computação na Unicamp, me formei e fui para o mercado de Informática, voltando depois de 8 anos para trabalhar e estudar novamente. Foram 12 anos servindo a Unicamp no Centro de Computação e Comunicação da Unicamp. Em 2000 resolvi voltar ao mercado atuando em Multinacionais de Telecomunicações. Fundei em 2012 a My Consulting, que atua no mercado de TI e Telecom, neste período me aproximei novamente da Unicamp através INOVA, participando deste ecossistema de empreendedorismo que é fantástico. Sou muito grato a Unicamp por todo este tempo de relacionamento.

Marçal

A Unicamp dá muita liberdade ao aluno ao mesmo tempo que cobra com rigor os resultados, isso se assemelha muito a realidade de hoje no mercado de trabalho, então entendo que a Unicamp me preparou nesse aspecto. Também acredito que o nome da instituição ainda pesa muito no mercado de trabalho e me abriu portas para chegar em posição de liderança na multinacional em que trabalho.

Renato

Carreira Acadêmica

Mestrado, doutorado, pesquisa, docentes

Eu fiz meu mestrado na Faculdade de Engenharia de Alimentos na área de toxicologia. Fui contemplada com uma bolsa da CAPES que era na época minha única fonte de renda, e sem a qual não poderia ter realizado este sonho. A UNICAMP tem professores altamente qualificados, gera conhecimento científico reconhecido internacionalmente e influenciando a qualidade de ensino em todo o Brasil. Tenho muito orgulho desta universidade!

Silvia

Gostaria de registrar a enorme alegria de ter passado pela Universidade Estadual de Campinas. Fui muito feliz na Unicamp! Os seis primeiros meses de 1997 foram difíceis e de adaptação, mas foram também aqueles que assentaram as bases do que seria minha passagem por Campinas (SP). Cursei mestrado; doutorado; tive oportunidade de trabalhar com professores da Unicamp em pesquisas; ganhei amigos brasileiros e estrangeiros; estudei música no Projeto Unibanda; toquei flauta transversal na Orquestra Comunitária da Unicamp e na Banda Anacleto de Medeiros, sob a regência do maestro João Bosco Stecca; estudei francês, inglês e alemão no Centro de Ensino de Línguas; pratiquei vários esportes oferecidos pela Faculdade de Educação Física; e, desde 2005, estou vinculada ao Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP) como Pesquisadora Associada. Recebi, nesta valiosa Universidade, todo o apoio necessário e os instrumentos essenciais para me desenvolver como pessoa e como profissional. Hoje sou professora do Departamento de Administração, na Universidade Federal do Espírito Santo, e consigo perceber - seja no desempenho das minhas atividades docentes e didáticas; seja no meu relacionamento com meus orientand@s e alun@s; seja por meio do reconhecimento que meus alun@s fazem ao meu trabalho em avaliações e formaturas; seja por meio de homenagens que recebo de pessoas e instituições - o valor precioso da formação pessoal e profissional que a minha Unicamp me deu. Eu tenho muito amor e um enorme orgulho desta Universidade! Me sinto uma abençoada, uma privilegiada e extremamente agradecida por ter recebido a oportunidade de ingressar neste ambiente transformador e tão favorável ao desenvolvimento de um ser humano. Agradeço à Unicamp, a todos os servidores, a todos os colegas e a todos os professores que me formaram. Em especial, sou muitíssimo grata ao Prof. Ruy Quadros (DPCT/IGE/UNICAMP) por sua generosidade intelectual, por todas as impagáveis oportunidades de aprendizado e de pesquisa que ainda me dá, e por fazer parte da minha história.

Glicia

A Unicamp é uma universidade de excelência e os professores são incríveis. O nível dos alunos também é altíssimo. Cursei o mestrado na Unicamp e foi uma experiência fundamental para a minha carreira acadêmica.

Ana

Fui aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas por 5 anos e depois passei 10 anos na Pós-Graduação na Faculdade de Ciências Médicas entre Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Os últimos anos dedicados à pesquisa trouxeram muitas experiências, boas e ruins, que contribuíram muito para minha formação em todos os sentidos!

Noemí

Meus pais foram professores da Unicamp, por isso frequentei o campus desde criança. Fiz graduação e pós-graduação em Engenharia de Alimentos na Unicamp, e hoje sou professor na mesma faculdade em que me formei. Enfim, a Unicamp esteve presente em todas as fases da minha vida, e pude vivê-la com diferentes olhares e acompanhar seu crescimento e transformações ao longo das últimas décadas.

Julian

Iniciei minha Pós-Graduação (Doutorado) em 03/1999 e conclusão em 03/2003. Na sequência, o veio o Pós-Doutoramento até 04/2005. Nesse período, tive a oportunidade de trabalhar intensamente e publicar alguns artigos internacionais que até hoje são reconhecidos na comunidade científica mundial!

Cabeça

Ambiente plural

Cultura e formação humana

A Unicamp é uma verdadeira escola para a sociedade, te prepara para desafios e para o convívio com pessoas com diferentes origens e opiniões!

Guilherme

A Unicamp me deu a oportunidade de fazer uma graduação de qualidade e gratuita, junto com diversas experiências extracurriculares de vivência, conhecimento e pesquisa, além de uma estrutura de apoio ao aluno de ótima qualidade. Espero que continue melhorando e atendendo cada vez mais pessoas que necessitam desse apoio e estrutura para estudar e viver a universidade, de forma gratuita em um espaço de livre pensamento e acolhedor para qualquer pessoa.

Pedro

Em minha passagem pela FCA Unicamp além de ter tido aulas com ótimos professores pude ter uma formação mais humana através do núcleo básico comum que desenvolve um olhar mais crítico social e integra os estudantes de diferentes áreas nas mesmas aulas. Outras oportunidades que considero como singulares entre as Universidades públicas foi poder ter participado de uma disciplina de empreendedorismo (com material Endeavor) e do Desafio Unicamp. Creio que essa abordagem mais pragmática é essencial para os cursos de negócios como os que existem na FCA.

Paulo

Acredito que assim como para a maioria dos que passaram pela Unicamp, foi a melhor fase da vida. Minhas maiores amizades foram feitas na Unicamp, tudo foi muito intenso, os estudos que muitas vezes varavam a noite, as festas, as diversidades, enfim, um lugar transformador. Não é fácil, muitos desistem durante o percurso, mas faria tudo de novo, tenho muito orgulho de ter estudado na Unicamp, é uma das minhas maiores conquistas na vida, assim como minha mãe sempre me dizia "a única coisa que nínguem pode te tirar é o que você aprendeu, seus valores".

Danilo

Minha relação com a UNICAMP é de gratidão! Pude me formar em uma instituição renomada, que me ensinou muito em diversos aspectos e não somente profissional. Aprendi a lidar com as diferenças, a me desafiar diariamente e a crescer enquanto ser humano! Também me possibitou desenvolver habilidades esportivas e linguísticas! A UNICAMP faz parte da minha família, uma vez que meus pais também são ex-alunos e fonte de inspiração pra mim!

Carol

Escolhi está universidade por apresentar excelência em ensino e pesquisa associada a um programa de assistência estudantil que me permitiu a permanência na universidade durante os anos de graduação. Cursei também mestrado na Unicamp. Os conhecimentos com que tive contato e, fundamentalmente, o processo de construção de conhecimento com base em evidências até hoje embasam minha atuação profissional em minha área de formação. Paralelo a isso, tive uma excelente vida universitária, conheci pessoas de diferentes cursos, fiz amigos que fazem parte da minha vida até hoje, participei de eventos como Unidança, Unicena, festas, palestras, cursos, representações discentes e outros tantos pontos de inteiração que me foram permitidos por, de fato, estudar em uma universidade. Recordo minha vida universitária com carinho, certamente além da formação acadêmica me possibilitou uma grande formação humana.

Juce

Passei 7 anos vivendo em Barão Geraldo, não me afastei da Unicamp nem depois de formado. Sempre gostei do ambiente proporcionado pela universidade, as vezes fazia até home office por lá. Treinei na extensão da fef, participei de grupos academicos, etc. E acho que não foi nem metade do que poderia ter feito. Suponho que os melhores anos da minha vida foram lá.

Marcelo

A Unicamp me transformou como ser humano. Valores humanos, valorização da pesquisa, contato com pessoas fora da minha realidade e construção do meu senso crítico para a sociedade. Tudo isso transformou-me um profissional melhor, mas principalmente um ser humano melhor.

Gabriel

Qualidade de ensino

Ecossistema, professores bons, extracurriculares

A Unicamp mudou minha vida. Vim de uma Universidade Federal sucateada para fazer minha pós graduação e encontrei um lugar extremamente organizado, com gente engajada e um pensamento muito moderno. Sem luxo, mas com o necessário, aprendi a conviver com uma entidade pública séria, produtiva e que realmente faz diferença na vida das pessoas e no Brasil. Ao fim do meu curso, meu orientador me disse algo que levarei para vida: "A UNICAMP não te recebeu apenas para estudar, fazer uma tese, publicações e uma patente. Isso é consequência. Pode ser inclusive que daqui alguns anos você nem se lembre do tema do seu trabalho ou esqueça um pouco da química que aprendeu. O que você construiu aqui dentro foi raciocínio amplo, pensamento lógico, conceitos sólidos que lhe servirão para os desafios mais amplos da vida e valores que lhe tornaram um ser humano melhor. Esse é o legado que você levará daqui. " Ele tinha absoluta razão e zelo por nossa amizade até hoje e pelo profundo respeito a UNICAMP.

Gabriel

Sou muito grato a Unicamp, lugar onde me formei em Licenciatura em Física em 2007. Foram anos de dedicação, praticamente, exclusiva devido ao alto grau de exigência das disciplinas. Graças ao meu envolvimento nessa graduação, hoje leciono a minha disciplina na rede estadual de São Paulo, na minha cidade natal Franca. Que a excelência do corpo docente continue fazendo a diferença nessa instituição de grande prestígio.

Otávio

Gostaria primeiramente de parabenizar a Agência de Inovação da Unicamp que incentivou e apoiou a formação da agora instituição Unicamp Ventures, cujas empresas filhas é resultado de alto valor do trabalho incansável e contínuo da Inova em prol do ecossistema de inovação de base tecnológica. Tenho participado na Unicamp como ouvinte de várias iniciativas para inovação e também me colocando à disposição para mentorias.

Luiz

Ingressei em Engenharia e trabalho na Fundação CPqD, que pode ser considerada uma "filha da Unicamp" devido à história de formação do Centro de Pesquisa, onde atuo com P&D em uma área específica. Hoje sou respeitado na minha área. À época pensei em desistir de engenharia e partir para outras áreas, mas ouvi o conselho de dois professores: Yaro, pessoalmente: "forme-se, você já está aqui, depois você faz o que quiser, tenho ótimos exemplos de profissionais que se formaram depois em outras áreas”; Ivanil Bonatti, para um grupo: “se vocês forem trabalhar com cachorro quente, tenham a melhor barraquinha do mundo". Professores sábios, não tenham dúvidas. Permaneci na universidade, e então um mundo se abriu. O fácil acesso aos professores aliado à possibilidade de cursar disciplinas de outras áreas de formação em paralelo, de Sociologia à Economia, de Engenharia Biomédica à Física Avançada, de poder caminhar com professores que são referência mundial, de ter a vanguarda da cultura do seu lado, como as óperas que revelam cada vez mais cantores excepcionais, alguns já despontando no cenário nacional e internacional, de poder dizer que já apertou a mão de alguns empresários donos de empresas que valem de mais de um bilhão de reais, de ter dividido o quarto com o pesquisador brasileiro mais citado internacionalmente - e ter seu nome nos agradecimentos por ter lido a tese de doutorado dele, de ter aulas com o professor Rossi, de tomar café com o Cesar Lattes, de receber ministros na faculdade, e hoje, de ser colega de ministros, de conviver com a elite intelectual brasileira, toda esta sopa torna a Unicamp a universidade que é referência para o Brasil, e cujo exemplo de vanguarda, inovação e dedicação de seus funcionários, professores e corpo técnico deve ser seguido por todos.

Ricardo